Processo de Recrutamento

Antes de você aplicar para um emprego em uma Cia. de cruzeiros, você tem que pensar em qual tipo de trabalho você gostaria de ter e quais são as chances reais de conseguir. As chances de conseguir o emprego dependem bastante de quando você aplica, suas qualificações e vagas abertas.

Aplique para posições específicas. Não envie apenas um currículo para “qualquer posição disponível”. Veja a descrição de várias posições de emprego.

Faça uma pesquisa e tente descobrir o máximo de informações o possível sobre a Cia. de cruzeiros. Procure na internet e de uma olhada nas bibliotecas. Talvez você seja perguntado sobre a própria Cia. na entrevista.

Escreva um currículo (curriculum vitae). Veja as nossas instruções sobre como escrever um bom currículo/CV. Envie o seu currículo com uma carta de apresentação para a agência de recrutamento ou para a Cia. de cruzeiro. Destaque os pontos mais importantes na carta de apresentação, mostrando brevemente o que te faz um bom candidato para a posição.

Serão enviados/entregues para você formulários de aplicação caso a agência de recrutamento ou o departamento de pessoal da Cia. de cruzeiros avaliem o seu currículo positivamente. Leia os formulários cuidadosamente. Preencha com cuidado, se expresse de uma maneira coerente e clara. Anexe o currículo e a carta de apresentação no formulário, mesmo se você já os tenha enviado antes.

Se a Cia. de cruzeiros estiver procurando por uma pessoa com as suas qualidades, formação e experiência, você será convidado para a entrevista. O entrevistador irá tentar descobrir mais sobre a sua experiência, habilidades, formação e motivações para o trabalho.

Se você se der bem, você ira receber uma “Carta de Emprego” ou “Carta de Embarque” algumas semanas após a entrevista. A carta de emprego inclui informações sobre o navio, a data e local do embarque, a sua posição e outras instruções.

Você vai precisar fazer alguns exames médicos e conseguir um certificado medico reconhecido internacionalmente.

Se a sua Cia. de cruzeiro estiver embarcando em portos dos EUA e você não for um cidadão americano, você vai ter que tirar o visto americano C1 (Visto de transito) e D (para tripulantes), já que a maioria dos navios de cruzeiros partem dos EUA. Se você foi contratado através da agência de recrutamento, eles irão correr atrás desse visto para você. Leia mais sobre vistos e permissões de trabalho.

Você ira assinar um contrato, normalmente por 6 meses, o qual você pode prolongar para 10 meses mediante acordo com a sua Cia. Uma pausa compulsória (de 6 a 8 semanas) faz parte para completar os seus deveres empregatícios. Se o seu trabalho for satisfatório, te será oferecido um outro contrato após essa pausa.